Perguntas Frequentes

Obra a Preço de Custo

Qual a diferença do sistema de condomínio fechado para a incorporação tradicional?

Os condôminos serão responsáveis pelo fornecimento do capital necessário para todos os custos gerados pelo empreendimento, desde a concepção dos projetos até a entrega formal do empreendimento. Já no modelo de incorporação, há o agente incorporador e o agente bancário, que fazem o financiamento da obra para posterior pagamento por parte dos compradores.

Como se calcula o valor de cada unidade?

O valor total do orçamento da obra, incluindo a taxa de administração da Interproj, é rateado proporcionalmente ao valor de avaliação de cada unidade. O tamanho, a localização e o pavimento são levados em consideração para se calcular a fração de rateio dos custos unitários.

E como são feitos os pagamentos?

Podem ser feitos em parcelas mensais, com ou sem intermediárias, de acordo com a conveniência de cada condômino, tomando-se como base o plano padrão de desembolso.

Como é esse plano de desembolso?

São parcelas específicas mensais que totalizam o custo orçado da unidade, atualizadas mensalmente pelo INCC-M – Índice Nacional de Custo da Construção de Mercado.

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos?

O condomínio, como pessoa jurídica, tem uma conta bancária específica onde são depositadas todas as suas receitas. Cada condômino fica responsável por creditar ao condomínio o valor previsto de sua unidade, de forma a totalizar, com os demais, o valor orçado previsto da obra.

Como são administrados os recursos do condomínio?

Todos os pagamentos são efetuados diretamente na conta do condomínio, que tem pessoa jurídica e conta bancária própria, independente da Interproj e dos demais condomínios. A Interproj gerencia e administra esta conta e presta contas aos condôminos através da comissão de representantes, composta por três proprietários de unidades do empreendimento em questão.

No condomínio fechado, o comprador sabe quanto exatamente vai pagar no total?

A obra é a preço de custo por administração. No entanto, no Condomínio Fechado Interproj ele pode optar pelo preço fechado, garantido pela construtora. No caso de não optar pelo preço fechado, o custo final será apurado próximo à conclusão da obra.

Há risco do valor final ficar muito acima do previsto?

No caso específico da Interproj, esse risco é muito pequeno, uma vez que o orçamento é feito da forma mais detalhada possível, de forma a minimizar as possíveis alterações do valor estimado. Ao longo da nossa história, verificando as obras concluídas, pode-se confirmar.

O que acontece quando um condômino fica inadimplente?

Há cobrança de juros de mora e multa de 2% revertidos para o grupo de condôminos. De acordo com o que estabelece a lei 4591,de 16/12/64, a inadimplência de três parcelas, consecutivas ou não, já possibilita extra-judicialmente que a unidade seja leiloada. Mas isso nunca aconteceu nos condomínios da Interproj, principalmente em função da valorização que os imóveis adquirem, tendo sempre liquidez nas eventuais dificuldades de um ou outro condômino.

Como é feito o acompanhamento da obra no condomínio fechado?

A prestação de contas é fechada e encaminhada para a comissão, geralmente formado por três representantes, que a qualquer momento pode marcar uma reunião para esclarecer dúvidas. Assim também acontece com os demais condôminos, que podem a qualquer momento, solicitar uma reunião. O acesso é livre à obra, por meio de uma carteira de identificação e prévio agendamento. A Interproj também mantém um sistema de acompanhamento de obras no seu site na internet (www.interproj.com.br), no qual é possível o cliente verificar todo andamento dos trabalhos.

Tenho que esperar a entrega do imóvel para fazer modificações no apartamento?

Não, é possível fazer modificações no apartamento durante a obra, desde que seguido aquilo que é especificado no Manual de Reforma, que é o documento que rege o que pode e o que não pode ser feito, bem como os prazos.

A Interproj fornece o crédito decorrente de materiais especificados e não utilizados?

Quando as modificações são autorizadas, a pessoa tem o crédito do que não é executado e paga pelo que é acrescido. A taxa de administração é cobrada.

whatsapp button